A Adega de Redondo (AR) é um dos casos de maior sucesso no panorama vínico português, com a particularidade de contar já com mais de meio século de existência.
Uma história incontornável, ou não se trate de um produtor que, por si só, é responsável pela venda de 15 milhões de garrafas de vinho por ano! Um número que traduz, de forma inequívoca, a dimensão, prestígio e notoriedade alcançadas jundo dos cada vez mais exigentes consumidores.
A AR é uma das grandes responsáveis pelo fenómeno de popularidade dos vinhos da região Alentejo, ainda na década de 80, com a marca Porta da Ravessa a assumir-se como um verdadeiro ex-libris, já que é o vinho mais consumido no país, tudo fruto de uma excelente relação qualidade-preço.
Todo o restante portfólio de vinhos está de acordo com os mesmos padrões, o que permite a marcas como o Real Lavrador e o Anta da Serra quotas de mercado invejáveis nos segmentos respectivos, enquanto referências como o Triplo AR, Touriga Nacional AR e Reserva AR se assumem como topos de gama e vinhos de inegável eleição.
Toda a produção da AR é comercializada embalada, sob as suas marcas, todas elas de denominação controlada e certificada. As vendas da AR repartem-se em 80% para o mercado interno e 20% para o mercado externo.
No contexto económico a AR é o maior empregador do Concelho de Redondo, integrando 50 trabalhadores e gerando um grande numero de postos de trabalho indirectos que passam pela ocupação das pessoas, durante todo o ano, quer nos 2.500 hectares do conjunto de vinhas associadas, quer nos estabelecimentos locais de prestação de serviços e comércio que deles vivem.
A AR é constituida por dois pólos distintos funcionando no seu edifício original as secções de recepção e triagem de uvas, de vinificação e de armazenagem dos vinhos produzidos. A capacidade instalada é de 17 milhões de litros, com a possibilidade de receber 1 milhão de quilos de uva num só dia e conta com a mais evoluida tecnologia de ponta, cujos resultados finais são garantidos por uma competente equipa enológica e de controle de qualidade.
No seu segundo pólo funcionam, para além dos serviços comerciais e administrativos, a unidade de armazenagem de produto semi-acabado, a unidade de acabamento e estabilização de vinhos, as duas cadeias de embalagem automática com uma produção de 12.000 garrafas/hora e o pavilhão de armazenagem de produtos acabados e centro de expedição, ocupando este pólob uma área total de 7.500 metros quadrados.
Partilhar |