Após a compra, em 1986, da Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes, do qual faz parte o Monte da Ribeira, a José Maria da Fonseca concretiza um sonho antigo, o de poder produzir vinho no Alentejo, numa propriedade carregada de prestígio e história (pelo menos desde 1878 que aqui se produz vinho) utilizando técnicas tradicionais de vinificação.
É no centro de Reguengos de Monsaraz, que pode visitar uma adega única em todo o mundo, onde para além do José de Sousa, José de Sousa Mayor e J é ainda produzida a marca Montado.
Mantendo viva uma tradição iniciada pelos Romanos, há mais de 2000 anos, a adega José de Sousa está equipada com 114 ânforas de barro, um método de fermentação ancestral raríssimo. Para além da adega tradicional, abaixo do nível do solo, com as ânforas e dois lagares para a pisa, conhecerá também a adega moderna com 44 tanques de inox e toda a tecnologia indispensável para a fermentação de tintos e brancos. O local ideal para ver como se combinam inovação e tradição e saber mais sobre vinhos de excepção.
Partilhar |