Francisco Fino esteve ligado ao sucesso da mítica Tapada do Chaves em Portalegre no final do século passado. Hoje, a família ocupa-se do Monte da Penha. Compreende-se ao provar os seus vinhos actuais por que razão a Tapada do Chaves ganhou um estatuto especial durante a década de 90.
Os vinhos do Monte da Penha recuperam esse legado, essa compreensão histórica da cultura do vinho no Alentejo Norte.
Os vinhos do Monte da Penha são extraordinariamente alentejanos, extraordinariamente frescos e distintos no panorama actual de cocktails de fruta. São vinhos com expressão, são vinhos com identidade, mas, acima de tudo são vinhos gastronómicos de puro prazer hedonista.
Não perca nenhum deles, tanto os brancos como os tintos. As condições climáticas e as características dos solos contribuem favoravelmente para uma excelente qualidade dos vinhos.
O vinhedo está implantado em suaves encostas com intensa exposição solar. A altitude das vinhas varia entre os 450 e 600 metros, com solos graníticos e argilo calcários, de muita pedra. O microclima única da Serra da São Mamede, com os seus invernos chuvosos e húmidos e os seus verões de temperaturas altas, dão características únicas ao vinho.
A herdade tem um total de 22 hectares de vinha. Foram plantados em 1987, 10 hectares de uva tinta e 2 hectares de uva branca, sendo as castas de tinto: a Trincadeira, o Aragonez (Tempranillo em Espanha), o Alicante Bouschet e o Moreto. As castas de branco são: o Fernão Pires, o Roupeiro, o Arinto e a Trincadeira das Pratas.
Em 1999, foram plantados mais 10 hectares de vinha, sendo estes compostos pelas castas de Aragonez, Alicante Bouschet e Touringa Nacional.
Para atingir o máximo de qualidade, as vinhas são continuamente seguidas por técnicos especializados: o corte de cachos e folhas, a colheita normal e a selecção de uvas ao chegar à adega são algumas das técnicas utilizadas pelo “Monte da Penha”.
Casa senhorial dos finais do Séc. XVIII, estilo Nazóni, com edifícios anexos construídos mais tarde para serviços agrícolas, remodelados recentemente como escritórios, adega, rota dos vinhos e loja, mantendo a traça inicial, modernizados por dentro.
Partilhar |