Em 9 de Setembro de 1983 foi constituída a ROQUEVALE, Sociedade Agrícola da Herdade da Madeira Lda, na sequência da existência de uma sociedade irregular, familiar, a trabalhar no concelho de Redondo desde 1970.
A actividade agrícola da ROQUEVALE foi, durante alguns anos, diversificada. De destacar, além da cultura da vinha, a cerealicultura e a pecuária (ovinos). Nos finais da década de 80, houve a opção de abandonar todas as outras actividades, tendo a empresa passado a dedicar-se apenas à vitivinicultura. Em 1989 foi construída uma adega, no Monte Branco.
Situada no sopé da Serra d’Ossa, a ROQUEVALE faz parte da região vitivinícola de Redondo, actualmente, uma das oito sub-regiões da Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Alentejo. Apesar de possuir vinhos brancos de excelente qualidade, ainda são os tintos que fazem desta zona vitivinícola uma das de maior prestígio em Portugal.
As duas herdades propriedade da empresa são o Monte Branco, com solos de origem granítica, fundamentalmente dirigido à produção de uvas brancas e a Herdade da Madeira Nova de Cima, com solos vermelhos de xisto, vocacionada para a produção de uvas tintas. A área total de vinha ronda os 185 hectares, 80 % de uvas tintas e o restante de castas de uva branca.
Na adega, além de pequenos investimentos, pontuais e consecutivos, os grandes projectos de expansão ocorreram em 1991/1992, em 1996/1997 e em 2002/2003.
A ROQUEVALE ficou assim dotada das estruturas imprescindíveis à sua actividade, ao nível da produção, controlo de qualidade, engarrafamento, armazenagem, estágio de vinhos e defesa do meio ambiente.
Numa ampla e bonita cave inaugurada no ano 2003, os vinhos de maior qualidade estagiam em barricas de carvalho francês e americano e também se efectua o estágio do vinho em garrafa, indispensável à obtenção de vinhos de grande nível.
Partilhar |