Inserido numa herdade de 780 hectares, propriedade da mesma família há mais de 200 anos, São Lourenço do Barrocal tem o seu coração funcional e social num antigo monte alentejano, renascido enquanto hotel de luxo despretensioso, rodeado por vinhas, carvalhos e oliveiras centenárias.
Situado no sopé da colina de Monsaraz e nas proximidades do lago Alqueva, conserva a simplicidade e os ritmos diários que sempre marcaram a sua existência no seio de uma propriedade agrícola produtiva; dos monumentais afloramentos graníticos que pontuam a paisagem local - os barrocais - retira o nome para si e para os seus vinhos.
A adega, localizada no monte, representa uma das áreas cruciais à sua regeneração, produzindo vinhos sob marca exclusiva. Uvas selecionadas e colhidas à mão em 15 hectares de vinha própria são a base de edições limitadas, as uvas remanescentes sendo cuidadosamente combinadas antes de se iniciar o processo de envelhecimento.
Com 2 lagares de fermentação, 14 cubas tradicionais de betão com capacidade total de 80,000 litros e uma sala com barricas de carvalho, é um espaço versátil, que pode receber eventos, em conjunto com a sala de provas e o terraço exterior adjacentes.
Criados a partir de castas autóctones portuguesas, refletem os 10 anos de idade das vinhas de onde proveem, bem como o seu terroir único, reconhecido há mais de um século pelo fundador da herdade, que ajudou a criar no século XIX, com a plantação de mais de um milhão de cepas, aquela que é hoje uma das regiões de vinhos mais notáveis em Portugal.
No coração da região vinícola do Alentejo e sob influência do lago Alqueva, o clima de São Lourenço do Barrocal alterna entre dias quentes, secos, e noites frescas e húmidas. Do meticuloso trabalho da enóloga Susana Esteban com as variedades Touriga Nacional e Alicante Bouschet resulta o Reserva Tinto, bem como os outros vinhos tintos, ricos e maduros, e os brancos elegantes, que combinam, também, variedades estrangeiras.
Partilhar |