A Torre do Frade é uma Exploração Agrícola familiar situada no concelho de Monforte em pleno Alto Alentejo, sudeste de Portugal, bem perto da fronteira com a Estremadura espanhola.
A história da herdade remonta ao longínquo ano de 1384 quando o dono original doou as terras aos Eremitas da Ordem de Sto. Agostinho, aqui os frades fundaram um convento que vigorou até 1834, quando as ordens religiosas foram expulsas de Portugal por Joaquim António de Aguiar, Ministro dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça à época.
Com a expulsão dos frades, as terras foram vendidas em hasta pública tendo sido compradas pela família em 1839. Desde esse dia a nossa missão está orientada para a produção de bens alimentares de excelência com um índice de qualidade acima do comum. Actualmente a gestão é feita por três ramos da família original.
Hoje em dia, produzimos gado bovino com o selo Carnalentejana, cereais certificados para alimentação humana, mel, cortiça, porco preto, uvas de qualidade superior e mais recentemente, desde 2004, começamos a produção do primeiro vinho da família.
A cave de envelhecimento é o ex-líbris deste produtor. Após o engarrafamento as garrafas envelhecem num túnel do século XVII de construção francesa, escavado na pedra que é ímpar no Alentejo. Este túnel tem cerca de 100 m de comprimento e mantém uma temperatura variável entre os 14°/18° graus e humidade entre os 60% a 90% todo o ano, tudo sem um aparelho de ar condicionado.
A adega de envelhecimento é de arquitectura Italiana sec. XVII (estilo Toscânia), prédio edificado a mando de condes franceses. A arquitectura do monte da torre do Frade é típica alentejana.
Cursos de Prova, Visitas à integral à exploração agrícola, começando na vinha e adega e terminando nos cereais, porcos e vacas.
- Migas com entrecosto
- Sopa de cação
- Ensopado de Borrego
- Borrego assado
- Carne Grelhada
- Sopa de espargos
- Sopa de Batata
- Etc.
Partilhar |