Inspirados no sol e temperados pela terra, os vinhos e azeites da Herdade Paço do Conde são estruturados e elegantes, particularmente aptos para a mesa dos “Gourmets”.
Implantada na Região do Alentejo (Sul de Portugal) a Herdade Paço do Conde e anexos perfazendo uma área com cerca de 4.000 Hectares é actualmente explorada por três irmãos.
Referências históricas falam que a “Quinta do Paço do Conde” pertencia a D. Nuno Alvares Pereira que a doou à sua Filha, Cremilde Pereira, em dote de casamento com D. Martim Lacerda. Estávamos no ano 1378.
Após as guerras liberais, ligadas à vinda de D. Pedro do Brasil, estas terras entraram na família dos actuais proprietários que aqui têm vindo a desenvolver a actividade agrícola há 3 séculos.
Mas antes destes períodos referidos, podemos encontrar vários vestígios datados da idade do Bronze que atestam a ocupação desta região por fenícios, visigodos, árabes e romanos, que aproveitando a qualidade do solo e clima cultivam cereais, vinha, olival entre outras culturas. A descoberta do “Tesouro de Baleizão”, (ver na internet) atesta que um longo caminho histórico foi aqui desenvolvido e que muito há ainda e estudar sobre o mesmo.
No ano de 1995, começou a plantação de 120 hectares de Vinha com predominância de Castas Nacionais (Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional, Castelão, Antão Vaz e Arinto) às quais associaram Castas Estrangeiras (Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Alicante Bouschet). Ocuparam-se solos xisto-argilosos com exposição a sul. Estes solos, mais pobres são na realidade solos agricolamente virgens. Um “novo mundo” no coração da velha cultura vínica europeia. Uma moderna adega implantada em construções seculares produz os vinhos “Herdade Paço do Conde”, “Herdade das Albernoas” e o novo “Vilares”. Vinhos portugueses modernos que mantêm a tradição e as características da região.
A primeira colheita chegou ao mercado em 2002 e em 9 anos a Adega já recebeu mais de 85 Medalhas nos mais importantes concursos vínicos.
Os Irmãos Castelo Branco descendem de uma família com longa tradição agrícola.
A área explorada respeita as mais exigentes normas ambientais Europeias e toda a produção de uva e azeitona é feita no Sistema de Produção Integrada.
Nas terras exploradas a diversidade cultural é uma realidade e além da vinha e olival podemos ver campos de trigo, girassol, milho, melão e pastagens semeadas e naturais. Esta diversidade possibilita a coexistência da Fauna e Flora tradicional com as culturas praticadas.
Esta harmonia testemunhada nos campos transmite-se aos produtos aqui produzidos.
Em cada garrafa de vinho e azeite encontramos um mundo em que a qualidade, tradição, aliada à modernidade e amor ao trabalho testemunha a forma de estar dos nossos antepassados e que continua a ser para nós uma referência essencial.
Visitar a nossa Herdade é compreender a harmonia conseguida entre a tradição e modernidade na produção de vinhos e azeites.
Partilhar |