É nos arredores de Portalegre, em terras do Alto Alentejo, que são produzidos os vinhos Tapada do Chaves.
Há quase 100 anos que esta propriedade dá origem a vinhos de qualidade reconhecida e que estão entre os melhores de Portugal.
Pela sua localização privilegiada as terras apresentam características muito particulares e distintas do resto da região.
De facto, a Tapada do Chaves situa-se na encosta da Serra de S. Mamede, que constitui um maciço de granito, tendo, por isso, qualidades únicas.
Os vinhos Tapada do Chaves preservam o calor e a suavidade da região do Alentejo. Associados a uma forte tradição familiar e a uma história de paixão e dedicação à terra, têm origem nas vinhas da propriedade que lhes dá o nome, com idades entre os 15 e os 85 anos, de onde provêm uvas tintas das castas Trincadeira, Aragonez e Castelão e brancas das castas Fernão Pires, Arinto e Tamarez.
Durante muito tempo o tinto Tapada do Chaves permaneceu reservado para a elite que o consumia. A sua elevada qualidade foi progressivamente divulgada e este vinho está hoje entre os mais procurados por entendidos e apreciadores.
É produzido a partir de uma proporção cuidadosamente determinada das castas e vinificado segundo métodos tradicionais.
O estágio em madeiras de carvalho nacional e francês é o culminar da génese do tinto Tapada do Chaves.
A qualidade deste vinho tem sido sucessivamente premiada, nacional e internacionalmente. Distinções já também atribuídas por diversas vezes ao Tapada do Chaves Branco.
Partilhar |