Iniciativa alentejana recebe investigadores, enólogos e produtores provenientes de várias regiões vitivinícolas mundiais.
O 12º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, um dos mais importantes fóruns de debate do setor vitivinícola em Portugal, está marcado para os dias 22 e 23 de junho, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) na Herdade da Barba Rala (Rua Luís Adelino Fonseca, 7005-345 Évora). Com foco na sustentabilidade e nas tendências de futuro do vinho e das vinhas, a iniciativa decorre a cada três anos, desde 1988.
Em dois dias de evento, os estimados mais de 150 participantes terão a oportunidade de ouvir e partilhar conhecimentos com cerca de três dezenas de profissionais, investigadores, enólogos e produtores provenientes de várias regiões vitivinícolas mundiais.
Consulte o
programa aqui.
Em debate, vão ser abordados temas como as castas do futuro da região alentejana, as alterações climáticas e o paradigma biológico das vinhas. A comunicação da sustentabilidade, o vinho na cadeia alimentar do futuro, a embalagem e a água e os solos são temas que também serão postos em cima da mesa.
A sessão de abertura do Simpósio ocorre pelas 09h45 e estará a cargo de Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que salienta que "debater o futuro e a sustentabilidade tornou-se indissociável para o setor do vinho, pelo que este evento é de extrema importância para partilhar conhecimento, experiências e melhores práticas com especialistas nacionais e internacionais, olhando para o desenvolvimento e a inovação do setor.”
Os participantes que pretenderem participar no maior fórum internacional de vinho e sustentabilidade do país, poderão inscrever-se através deste link. Para marcar presença num dia do evento, o valor é de 85 euros por pessoa, e para ambos os dias do Simpósio, é de 170 euros, sendo a participação no jantar do Simpósio de 35 euros.
A iniciativa é da responsabilidade da CVRA, da Associação Técnica de Viticultores do Alentejo (ATEVA), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), da Direção Regional de Agricultura do Alentejo (DRAPAL) e da Universidade de Évora.
Recorde-se que o Alentejo tem sido destacado como região vitivinícola sustentável por excelência, pelo que o 12º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo reafirma o compromisso da região com a sustentabilidade ambiental, social e económica nas vinhas e adegas.