O júri internacional da 13ª edição do “ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO” foi soberano na categoria de vinhos tintos: o vinho Júlio B. Bastos Grande Reserva Alicante Bouschet 2012 (
Júlio B. Bastos, Alentejo), recebeu novamente o 1º prémio, e o vinho Malhadinha Nova 2013 (
Herdade da Malhadinha Nova, Alentejo) ficou colocado na 4ª posição.
O Alentejo esteve também em destaque na prova comentada sobre
vinhos de talha, uma tradição ancestral que nos últimos anos tem sido recuperada com fulgor na maior região vitivinícola do país.
A prova aconteceu na passada quinta-feira de manhã, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, horas antes da abertura ao público do evento “ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO”. Mais de 30 jurados – por entre jornalistas, bloguistas, sommeliers e wine educators – de 13 nacionalidades (Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Hong-Kong, Polónia, Reino Unido, Roménia, Suíça e Portugal) provaram um total de 53 vinhos, pré-selecionados pela revista especializada WINE – A Essência do Vinho.
Em regime de prova cega, sem conhecimento prévio do vinho que estava a ser provado, a maioria da comitiva internacional de convidados da nova edição do “ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO” avaliou-os uma última vez. No total, 31 vinhos tintos, 13 vinhos fortificados e 9 vinhos brancos.
Esta 14ª edição foi a mais internacional de todas. Muito perto de 30% dos visitantes foram estrangeiros. Ainda neste capítulo, de realçar a credenciação de cerca de 70 importadores e líderes de opinião de 14 mercados externos, tendo parte deste grupo participado na eleição do “TOP 10 Vinhos Portugueses” e na estreia da iniciativa “Portugal Wine Connection”, pensada para potenciar novos negócios e incrementar a visibilidade exterior dos vinhos portugueses representados no evento.
Veja aqui a reportagem da SIC sobre o evento.