04.08.2021
Alentejo já iniciou vindimas e espera produzir mais 5 a 10% de vinho este ano
A produção de vinho no Alentejo, cuja época de vindimas já arrancou, deve aumentar entre 5% e 10% este ano, para um total de 120 milhões de litros, estimou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). A CVRA revelou que as vindimas já começaram na região e que, de acordo com uma previsão da Universidade do Porto, a produção de vinho deve este ano “atingir os 120 milhões de litros”.
Segundo o presidente da CVRA, Francisco Mateus, esta subida deve-se às “boas condições atmosféricas registadas” e ao “controlo das pragas”. Estes dois fatores significam “que as uvas que vão chegar às adegas estarão sãs e, por isso, têm uma maior probabilidade de resultar em vinhos de excelente qualidade”, explicou.
A previsão da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto sobre a estimativa de produção de vinho no Alentejo, em parceria com a CVRA, é um procedimento habitual, todos os anos. “Esta é já a 22.ª previsão” e “chega numa altura em que acabam de arrancar as vindimas”, referiu a comissão vitivinícola.
No Alentejo, anualmente, a colheita de uva inicia-se “de sul para norte do território” e tem uma duração estimada de “10 a 11 semanas”. “As castas brancas, mais utilizadas em espumantes, são as primeiras a ser recolhidas”, indicou a CVRA. A região vitivinícola alentejana produziu, no ano passado, 113 milhões de litros de vinho, o que correspondeu a um aumento de 15% face ao ano anterior.