A CVR Alentejana vai organizar a "Semana dos Vinhos do Alentejo em Angola". Luanda vai receber uma prova anual de vinhos alentejanos, duas formações para profissionais de cadeias de grande distribuição na área dos vinhos, e ainda um jantar vínico para jornalistas convidados.
Nos dias a anteceder o momento alto da semana, que é a prova anual no dia 28 de Fevereiro no
HTCA Talatona, os Vinhos do Alentejo procuram deixar uma marca pedagógica em Angola através da realização de formações lideradas por Luís Lopes nos dias 26 e 27 de Fevereiro, respeitado crítico de vinhos em Portugal. Durante a formações estarão em prova algumas referências de excelência da região, para que os formandos possam experimentar e diferenciar as particularidades dos vinhos alentejanos.
A prova anual dos Vinhos do Alentejo em Angola, que vai para a sua 12ª edição, enquadra-se no plano de promoção externa que a CVRA tem desenvolvido nos últimos anos, sendo Angola um dos países de actuação.
Angola foi em 2018 o segundo maior mercado de exportação dos Vinhos do Alentejo, contabilizando mais de sete milhões de dólares. Em 2018, 79 produtores da região exportaram para aquele país africano um total de 350 marcas.
Os vinhos desta região são exportados para 115 mercados internacionais, tendo a quantidade exportada triplicado nos últimos dez anos. Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e Polónia constituem o Top 5 do ranking dos países importadores dos vinhos alentejanos.