PT
EN
  Notícias  
22.02.2020
Tintos alentejanos dominam Top 10 dos vinhos portugueses

Na 17ª edição da «Essência do Vinho» o principal destaque do evento, como habitualmente, foi para a selecção do “TOP 10 Vinhos Portugueses - Revista de Vinhos”, que reuniu os rótulos mais bem pontuados por um prestigiado júri internacional no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.

Mais uma vez, o Alentejo esteve em grande destaque, arrecadando dois dos lugares da lista, com dois vinhos tintos. Grande Rocim Reserva 2015, da Herdade do Rocim (Vidigueira), foi considerado o melhor tinto do ano. O segundo melhor tinto do ano foi Obssessão 2007, do produtor alentejano Altas Quintas (Portalegre).

Para a final do “TOP 10”, o painel de provadores da Revista de Vinhos pré-selecionou um total de 46 vinhos, que obtiveram das melhores pontuações na publicação ao longo de 2019: brancos, rosés, tintos e fortificados (Portos, Madeiras e Moscatéis). Especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países (Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça) juntaram-se a portugueses e provaram, em prova cega, na manhã de 20 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, os 46 vinhos. Os resultados foram anunciados no jantar realizado na Feitoria Inglesa, sexta-feira, dia 21.

Usando o método da prova cega, o júri foi composto por provadores portugueses e "especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países - Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça. Entre eles: jornalista Jamie Goode (Sunday Express, Reino Unido), Sarah Ahmed (Reino Unido), José Peñin (Espanha), Loîc Pasquet (França), Yuri Koster e Cees van Casteren MW (Holanda), Mabel Lai (China), Bruno Almeida (EUA), Cássia Campos (Brasil).

Essência do Vinho – Porto apresenta mais de 400 produtores, entre os quais cerca de 40 oriundos do Alentejo, e cerca de 4.000 vinhos representados e em degustação, de Portugal e do mundo, 50 atividades paralelas que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos.



 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2025