Informação Técnica
Classificação: DOC Vinho de Talha
Tipo: Branco
Ano: 2019
Álcool: 14.5%
Castas: Arinto e Antão Vaz
Produtor e Enólogo: Alexandre Frade
Acidez: 4.7 gr/L
Produção: 413 garrafas
Proveniente de vinhas jovens, plantadas a partir de bacelos de plantas centenárias, é um vinho mais envelhecido, composto pelas castas típicas da Vidigueira (67% de Antão Vaz e 33% de Arinto) é um vinho muito próximo dos sabores da região. O seu terroir é o característico da região de Vila de Frades franco-arenoso à base de granito.
Este vinho apresenta uma maior complexidade, e conseguimos provar como um vinho de talha de vinhas mais jovens pode envelhecer com nobreza, graças à sua elevada composição fenólica.
O Nome deste vinho vem da data da talha onde estagiou durante 5 meses antes de ser engarrafado - 1856.
Solo
Franco-arenosos à base de granito.
Método de Vindima
Manual.
Fermentação / Processo de Envelhecimento
O blend foi feito diretamente após a vindima e a fermentação é espontânea. O vinho fermentou nas talhas e ficou até final de dezembro, início de janeiro. Foi passado a limpo, filtrado naturalmente pelas massas e colocado noutra talha onde estagiou durante 5 meses. Após o engarrafamento, o vinho estagiou em garrafa 4 anos. Não foram adicionados quaisquer produtos químicos durante todo o processo, a não ser uma pequena quantidade de sulfuroso, no final (em média ¼ do permitido para os vinhos biológicos).
Serviço
Servir a uma temperatura entre 9ºC e 12ºC. Pode servir diretamente, no entanto aconselhamos que deixe o vinho respirar cerca de 10/20 minutos antes de servir.