Designação: DOC Alentejo
Castas: Aragonez, Alicante Bouschet, Castelão e Trincadeira
Solos: Argilo-calcários e xistosos.
Enologia: Óscar Gato
Elaboração: Com uvas das castas mais típicas do Alentejo, produzidas na sub-região de Borba, se elaborou o vinho Rótulo de Cortiça, um verdadeiro ex-libris da Adega de Borba. Provenientes de vinhas velhas, as uvas tiveram um rigoroso controlo na evolução da maturação, tendo sido vindimadas em pequenas quantidades. Na Adega, após o desengace e esmagamento suave das uvas, iniciou-se a fermentação alcoólica que se prolongou por cerca de 10-15 dias com a temperatura controlada a 24ºC, para maior extracçao dos aromas e sabores frutados dda uva. Para aumentar a complexidade polifenólica, os taninos e a estrutura do vinho, este permaneceu em cuba num processo de maceração pós-fermentativa. A fermentação malolática ocorreu posteriormente em recipientes de inox.
Estágio: Para enaltecer e elevar as suas características organolépticas, o vinho estagiou 12 meses em barricas de 3º e 4º ano, de carvalho francês, e em tonéis de madeira exótica, com envelhecimento posterior de 6 meses em garrafa na cave.
Teor Alcoólico: 13,5% Vol.
Acidez Total: 5,70 g/l
pH: 3,50
SO2 Total: < 120 mg/l
Cor: Aspecto límpido, cor rubi definida com nuance vermelha.
Aroma: Aroma fino e elegante, sugerindo frutos pretos, compota e chocolate branco.
Paladar: Sabor macio, com ligeira adstringência, equilibrado, notando-se um frutado maduro com taninos suaves mas estruturados, e uma elegância no final de prova.
Como Servir: Temperatura de 16-17ºC.
Gastronomia: Em acompanhamento de carnes vermelhas (borrego), caça ou doces conventuais.
Consumo: Este vinho pode ser consumido de imediato, de preferência, poderá também deixá-lo estagiar pelo menos 10 anos.
Partilhar |
Vinhos |