Castas: Aragonez (45%), Trincadeira (35%) e Alicante Bouschet (20%)
Estágio: Cubas de aço inox. O lote final estagia durante 9 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Vinificação: A vinificação do vinho Alabastro Reserva é feita na nova e moderna adega da Quinta do Carmo em Estremoz. Utiliza-se uma vinificação tradicional onde as castas são vinificadas separadamente em cubas de aço inox com temperatura controlada, com macerações pós fermentativas curtas, para permitir preservar os aromas frutados.
Enólogo: Hugo Carvalho
Tipo de solo: Argilo-xistosos
História: Alabastro é um vinho cujo nome é inspirado num mármore semi-precioso encontrado no Alentejo. Procurou-se produzir um vinho tal como esta pedra, mineral e fresco. Tal como esta pedra, o Alabastro é um vinho resistente.
A colheita de 2011 foi produzida a partir das Casta Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet de diferentes vinhas do Alentejo. O Aragonez e a Trincadeira são produzidos em: Arronches (Portalegre), Orada (Borba) e Redondo e onde predominam os solos Argilo-Xistosos, o Alicante Bouschet é produzido na região de Borba e Redondo onde predominam os solos xistosos e pouco produtivos.
Álcool (%vol.): 14.5%
PH: 3,68
Açúcar Residual: 1,2
Acidez Total(g/I AT): 5,2
SO2 Total (mg/I): 72
Temperatura de Serviço: 16-18ºC
Cor: Apresenta uma cor rubi profunda.
Aroma: Aromas de frutos vermelhos complementados por notas de baunilha e madeira tostada que lhe dá alguma complexidade.
Paladar: Na boca é encorpado, e macio com notas de frutos vermelhos e especiarias.
Gastronomia: Ideal para acompanhar todo o tipo de grelhados e assados.
Partilhar |
Vinhos |