Informação Técnica
Classificação: Vinho Regional Alentejano
Tipo: Tinto
Ano: 2020
Álcool: 14%
Castas: Cabernet Sauvignon (33%), Merlot (33%) e Alicante Bouschet (33%)
pH: 3.79
Produção: 4000 garrafas banhadas a cera a ser lançadas em dezembro de 2023
O Conceito
Clarividente sem ser impositivo, curto em palavras e grande em pensamentos, assim era quem inspirou este Blend da Bica. As dez melhores barricas de Carvalho Francês e Americano deste ano juntaram-se para render homenagem a quem as viu nascer.
"Cada um parta contente, saudades são para quem fica."
Na Vinha
Situadas em Lavre com 8 anos de idade (Cabernet Sauvignon e Merlot) e 7 anos de idade (Alicante Bouschet).
O clima Mediterrânico proporciona uma elevada amplitude térmica e os solos de transição de barros para areias deste extremo do Alentejo permitem que, apesar da baixa produtividade, se criem condições para uma maturação de grande expressão aromática e retenção de frescura.
Colheita manual deste talhão, transportada em pequenas caixas de 12 KG para a adega.
Produtividade: 5000kg/Ha.
Na Adega
Os cachos selecionados na vinha são desengaçados e transportados por gravidade para um pequeno lagar onde, fermenta a temperatura controlada durante 7 a 10 dias. Após a fermentação alcoólica, segue-se a Maloláctica durante uma couvesion de aproximadamente 15 dias. Após a prensa, todo o vinho segue para barricas de carvalho francês e americano.
O Estágio
24 meses em barrica de carvalho francês e americano e 8 meses em garrafa.
A Nota do Enólogo
Uma tradicional Calda Bordalesa manchada pelo que o Alentejo tem de melhor, o Alicante da Bica. De nariz elegantemente subtil e especiado é apás o ataque de boca que o conjunto se eleva numa expressão de taninos sólidos, mas polidos revelando fruta preta envolta num tom de caixa de tabaco.
Enologia
Paolo Nigra.