Vinhos > Artefacto Tinto 2017
Artefacto Tinto 2017
O Projeto
Fundada em 2007, a Luis Duarte Vinhos é um negócio familiar gerido pelo enólogo Luis Duarte e sua mulher, Dora Simões. Tem a sua sede na propriedade Monte do Carrapatelo, situada na sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, a sul de Portugal.
Com 10 hectares de vinha, a propriedade goza de um clima mediterrânico continental, caracterizado por verões muito quentes e secos, mas com amplitude térmica diária assinalável, o que fomenta a retenção de ácidos nas uvas, para além do desenvolvimento dos aromas. Os invernos são frios e rigorosos e é nesta estação do ano que se concentram a maior parte das chuvas. Os solos são predominantemente limosos, garantindo boa retenção de água, fundamental para as videiras durante os meses de verão. Toda a viticultura é regida por práticas sustentáveis, com intervenções culturais criteriosamente adaptadas a cada casta e a cada parcela. Todas as vinhas foram plantadas em 2004.
O Vinho
Castas: Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira
Vinificação: As uvas foram colhidas durante a noite a fim de evitar temperaturas elevadas. A fermentação decorreu em cubas de aço inox com temperatura controlada e maceração intensa.
Estágio: O vinho estagiou 6 meses em barricas de carvalho francês e americano de segundo e terceiro ano. O vinho foi filtrado e engarrafado jovem, de forma a manter o caráter límpido e fresco.
Prova: De aspeto límpido, apresenta cor rubi intensa. Concentrado na boca, tem características de frutos silvestres maduros e uma boa estrutura de taninos macios que lhe permitirão uma boa evolução em garrafa.
Temperatura de serviço: 16–18 ºC.
Sugestões de acompanhamento: Ideal com carnes brancas, massas ligeiras, queijos e enchidos.
Enólogo: Luís Duarte
Parâmetros analíticos
Álcool: 14% vol.
Acidez total: 5,4 g/L
Acidez volátil: 0,68 g/L
pH: 3,64