PT
EN

Coelheiros Tinto 2022

Informação Técnica

Classificação: Vinho Regional Alentejano
Tipo: Tinto
Ano: 2022
Álcool: 13.5%
Castas: 50% Touriga Nacional e 50% Touriga Franca
Potencial de Envelhecimento: 5 - 8 anos
SO2 Total: 77mg/L
Acidez Total: 5.2 gr/L
pH: 3.60
Açúcares Totais: 0.5gr/L
Produção: 68.000 Garrafas, 2.400 Magnum e 300 Double-Magnum
 

Descrição da Vinha

Este vinho tem origem nas vinhas do Taco, Alto e Choupal, localizadas a uma altitude media de 300 metros. Os solos são de origem granítica e de textura argilo-arenosa. A condução destas vinhas é feita maioritariamente por cordão bilateral, que otimiza tanto a exposição solar das uvas quanto a ventilação das folhas, proporcionando boas maturações, como ótima sanidade da fruta. Adotamos práticas de agricultura biológica em 2017, evoluindo para a biodinâmica em 2020, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e a promoção da regeneração do solo.
 

Ano Climático

A colheita 2021-2022, marcada por apenas 429mm de precipitação, caracterizou-se por um inverno seco e um verão quente. Embora o calor intenso tenha afetado algumas castas, a Touriga Nacional e a Touriga Franca castas adaptaram-se bem, mostrando resiliência. As chuvas precoces de setembro perturbaram a maturação e a gestão da vindima. Os vinhos tintos resultantes exibem uma cor intensa e aromas definidos de frutos vermelhos. No paladar, revelam-se encorpados, com taninos suaves e uma acidez equilibrada, destacando-se pela sua elegância e complexidade.
 

Vinificação

As uvas foram colhidas manualmente em caixas de 25 kg e transportadas para a adega, onde foram desengaçadas. A fermentação alcoólica ocorreu em depósitos de inox a uma temperatura de 26-27°C. Após a conclusão da fermentação, o vinho foi mantido em maceração pós-fermentativa por 5 dias. A fermentação malolática ocorreu naturalmente em depósitos de inox, e em seguida, o vinho foi transferido para barricas usadas de carvalho francês onde permaneceu por 12 meses.
 

Notas de Prova

No aroma, destacam-se notas expressivas de frutos do bosque, e ligeiros apontamentos de especiarias provenientes do estágio em barrica. Na boca, revela-se elegante e fresco, com taninos finos e uma acidez equilibrada que proporciona vivacidade e estrutura ao conjunto. O final é longo e persistente.
 

Download da Ficha Técnica

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2024