PT
EN

DE NOME ARINTO Branco 2019

Casta de produtividade alta, maturação tardia e de excelente potencial de envelhecimento. Casta de expressão cítrica, de acidez elevada e de carácter austero. Casta que me provoca. Casta que me testa. Casta que me fascina.

O VINHO
A experiência diz-nos que todos os anos são diferentes e que todas as castas têm comportamentos diferentes derivados das condições ocorridas nesse ano. Procuro sempre vindimar cada casta no seu ponto de maturação perfeito.
 
A vindima de 2019 chega a meio de Agosto, um verão quente que antecipou a vindima onde, embora o potencial alcoólico fosse alto, a acidez manteve-se firme.
 
Poder ter diferentes fermentações, de diferentes castas, de lágrima ou de prensa, facilita a construção dos vinhos de lote. Isso tem ainda outra vantagem, pois, se houver um vinho especial, podemos sempre dar-lhe um futuro a solo.
O Arinto de 2019 é daqueles vinhos que o tempo melhorou, um vinho robusto, com complexidade e, ainda assim, muito fresco pela acidez elevada que tem. É um vinho que se senta à mesa e que nos acompanha sempre. Serão raras as vezes que um vinho nos fascina assim, que nos provoca como quem nos diz que é único e que nos testa a coragem em lhe dar protagonismo.
 
CASTAS
100% Arinto
 
ANÁLISE QUÍMICA
Álcool: 12,6% 
pH: 2,98
Acidez Total: 7,7 g/L
 
PRODUTOR
Miguel Barroso Viegas Louro
 
PRODUÇÃO
560 Garrafas

IMPRENSA
REVISTA DE VINHOS
 
Janeiro, 2021

18 PONTOS | Altamente Recomendado
Vibrante e complexo, incisivo, sóbrio e com alguma austeridade. Tostados belíssimos. Estrutura elevadíssima na boca, o corpo é leve, mas com volume e recheio de qualidade. Acidez bem pronunciada, sumarenta, perfeitamente enquadrada. Longo, a viver muito tempo no final de boca, rico e carregado de insinuação mineral. Edição de 300 garrafas a conhecer!

ROBERT PARKER WINE ADVOCATE
2022
DE NOME ARINTO Branco 2018 | 91 PONTOS
 DE NOME ARINTO Branco 2019 | 92 PONTOS



 
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2025