O Esporão Private Selection é a nossa concepção de um vinho de garrafeira tinto clássico do Alentejo: intenso e rico no nariz, mas sem exageros, equilibrado na boca, porém com bom potencial de guarda.
Este ano, desafiámos o artista plástico João Queiroz a ilustrar o rótulo.
Enólogos: David Baverstock e Sandra Alves
Castas: Alicante Bouschet, Aragonez, Syrah
Vinificação: Cada casta foi vinificada e estagiada em separado. O Syrah e o Aragonez foram fermentados em pequenos lagares de inox, com pisa-a-pé alternada com curtas remontagens manuais feitas 2 a 3 vezes ao dia, dependendo da nossa prova diária ao longo da fermentação. Preferimos fermentar o Alicante Bouschet num pequeno depósito de inox e fizemos as remontagens manualmente. A razão desta escolha prende-se com o facto de esta casta ter uma película relativamente frágil, podendo a pisa-a-pé promover uma extracção exagerada de taninos. Após a prensagem mantivemos os vinhos separados, a fim de compreendermos melhor a evolução de cada um. A fermentação maloláctica decorreu nas barricas e de forma espontânea.
Estágio: 30% em barricas novas e 70% em barricas usadas (1 ano), de 225l de carvalho francês (Taransaud; Saury; Boutes). Após 18 meses de estágio, durante o qual apenas fizemos uma trasfega imediatamente após a maloláctica, constituímos o lote final, que foi engarrafado no dia 28 de Maio de 2014, somente com uma ligeira filtração e sem qualquer tipo de colagem.
Engarrafamento: Maio de 2014
Álcool / Volume: 14,5%
Acidez Total: 6,75 g/l
pH: 3,6
Açúcar Redutor: 2 g/l
Cor: Cor granada, intensa.
Aroma: No nariz predomina a fruta negra com ligeiros apontamentos de fumo e especiarias.
Palato: No palato evidencia densidade e riqueza, mostra-se equilibrado, com boa acidez e taninos finos. O final é longo e persistente.
Partilhar |
Vinhos |