Classificação: Vinho Regional Alentejano
Sub-Região: Redondo
Castas: Sauvignon Blanc 40%, Alvarinho 35% e Arinto 25%
Enólogo: Pedro de Vasconcellos e Souza
Vindima 2015: Pela primeira vez na Herdade do Freixo foram colhidas uvas brancas. A vindima iniciou-se no início de Setembro pela casta Alvarinho, seguida da Sauvignon blanc e Arinto e decorreu com tempo seco. Nas castas brancas, o relativo conforto hídrico permitido às videiras, originou uvas moderadamente alcoólicas, mas frescas e de grande intensidade aromática. As castas tintas foram colhidas de seguida e o stress hídrico moderado que lhes foi imposto durante a maturação, associado à monda de cachos efectuada ao início do pintor, originou uvas de elevada qualidade, muito concentradas e de grande equilíbrio açucares/ácidos.
Vinificação e Estágio: As uvas de Alvarinho, Arinto e Sauvignon Blanc foram colhidas durante o período fresco das manhãs da encosta da Serra d´Ossa; Maceraram 24 horas antes de serem desengaçadas e prensadas. A fermentação decorre individualmente para cada casta a baixas temperaturas e 2/3 do lote em barricas novas de carvalho francês. Após um longo amadurecimento do vinho de 4 meses com batonnage numa cave subterrânea sob ótimas condições de humidade e temperatura, o lote é elaborado, filtrado e engarrafado jovem, de forma a manter toda a fruta e frescura.
Cor: Cor citrina.
Aroma:Aromas de frutos brancos e vegetais do Sauvignon Blanc, ligeiro fumado e alguma
tosta de pão.
Paladar: Boca ampla e complexidade da boa maturação do Alvarinho e frescura vibrante do Arinto. Final persistente.
Consumo e Longevidade: Temperatura ideal de consumo a 10ºC e grande versatilidade gastronómica. Tanto acompanha pratos de peixe fresco, sushi e saladas, como brilha a acompanhar caça, pratos tradicionais de carnes e cozinha oriental repleta de especiarias e intensidade de aromas e sabor.
Álcool: 13,5 %
Açucares redutores: 0,5
Acidez Total: 5,5
PH: 3,27
Partilhar |
Vinhos |