Uma das marcas mais emblemáticas de João Portugal Ramos, Marquês de Borba alia a tradição do Alentejo a uma enorme qualidade, presente desde a primeira colheita da marca em 1997. O nome surge da feliz coincidência das vinhas e adega de João Portugal Ramos estarem localizadas na Região de Borba, e de um tio ter o título nobiliárquico Marquês de Borba, título este criado em 1811.
Presente um pouco por todo o mundo, a marca Marquês de Borba é hoje um símbolo da região que traz consigo na identidade.
Informação Técnica
Classificação: DOC Alentejo
Tipo: Tinto
Ano: 2019
Álcool: 14.5%
Castas: Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon
Acidez Total: 6.1gr/L
pH: 3.34
Açúcares Redutores: < 4gr/L
Ano Vinícola
Apesar dos dias extremamente quentes durante o verão, Estremoz beneficiou de noites frias, esta amplitude térmica ajuda bastante na síntese de polifenóis.
A primavera de 2018 e o inverno de 2019 (ambos secos) traduziram-se numa baixa fertilidade na vinha. A pouca produção devido à baixa fertilidade, fez com que tivéssemos uvas de excelente qualidade e concentração.
Primavera e verão de 2019 secos fizeram com que as uvas chegassem à maturação no estado fitossanitário ideal.
Vindima
As uvas são vindimadas manualmente para pequenas caixas de forma a preservar a qualidade da fruta.
Vinificação
As uvas são desengaçadas e criteriosamente selecionadas manualmente na mesa de escolha. Após o esmagamento, são pisadas em lagares de mármore com a tradicional pisa a pé.
Envelhecimento
Em meias pipas novas de carvalho francês durante um período de 18 meses.
Notas de Prova
Retinto. Excelente concentração aromática. Notas de frutos vermelhos, especiarias e compotas. Potente e elegante. Sólido, vigoroso, e com taninos muito compactos, mas esmagados pelo corpo. Longo e distinto final. Vinho de guarda.