Denominação: Vinho Regional Alentejano
Sub-região: Moura
Castas: Aragonez, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon
Clima: Continental-Mediterrânico, caracterizado por baixa precipitação; estação de crescimento semi-árida com temperaturas diárias elevadas. Verão com boas amplitudes térmicas pré-vindima.
Características do solo: Solos sedimentares magnesianos, variando de textura franco arenosa a argilo-limosa, com horizontes marcados. Muitas áreas compreendem solos com características xisto-argilosas laminares. Embora muito pobres em matéria orgânica, os solos ácidos, ou ligeiramente ácidos têm uma fertilidade média e uma elevada capacidade de retenção de água.
Área da vinha: 31 hectares
Relevo e declive: Ligeiramente ondulado, declive predominante W/SW – E/NE.
Densidade de plantação: 2.8m x 1.2m
Sistema de condução: Cordão unilateral
Irrigação: Irrigada com exigências rigorosas e controladas emconformidade com os parâmetros de qualidade. As práticas culturais são estritamente adaptadas a cada variedade e talhão, com o objectivo de produzir o fruto de melhor qualidade. Cada planta é individualmente inspeccionada para garantir que a produção não ultrapassa o limite especificado por planta. Durante a vindima, a uva é cuidadosamente seleccionada e transportada para a adega em pequenas caixas de 25 kg.
Processo: As uvas são colhidas manualmente; Maceração pré-fermentativa a frio; Inoculação com leveduras seleccionadas; Fermentação prolongada e maceração em cubas de aço inoxidável.
Envelhecimento: Envelhecido em barricas de carvalho francês.
Cor: Cor violeta profunda.
Aroma: Aroma a fruta especiada e cerejas.
Paladar: Frutado apesar de ligeiramente seco, com um toque de madeira. Taninos redondos e suaves.
Consumo: Deve ser servido entre 16 a 18ºC.
Partilhar |
Vinhos |