Região: Alentejo/Albernôa
Classificação: Vinho Regional Alentejano
Tipo: Tinto
Colheita: 2008
Castas: Alicante Bouschet - 100%
Área da Vinha: 27 hectares
Tipo de Solo: Xistoso
Vinificação: A colheita realizou-se manualmente, em caixas de 12 Kg, às primeiras horas da madrugada.
As nossas uvas seguiram de imediato para a adega onde ocorreu uma rigorosa triagem na mesa de escolha.
A fermentação deu-se com controlo de temperatura em pequenos lagares onde as uvas foram várias vezes pisadas segundo o método tradicional.
Estágio: Posteriormente o vinho estagiou na sua totalidade em barricas novas de carvalho Françês (225Lts) durante 28 meses.
Notas de Prova:
Em 2008, a natureza abençoou-nos com o melhor Alicante Bouschet até à data e decidimos engarrafá-lo a solo, homenageando assim o nascimento do mais jovem membro da família, o António Maria.
Após uma vinificação perfeita, onde a intervenção foi minimalista, obtivemos um vinho profundo, complexo, misterioso, onde deambulamos entre os aromas do fruto preto, do alcaçuz, das sugestões indeléveis tostadas e uma reconfortante frescura.
Paladar: Na prova de boca, encontramos a perfeita harmonia entre um vinho musculado mas elegante, volumoso mas fino, austero mas dócil. O final muito longo, presenteia-nos com um corrupio de energia e firmeza, que nos mostra que temos um vinho que pode ser guardado por muitos e longos anos, desde que em condições perfeitas de guarda.
Sugerimos a sua decantação e o serviço a uma temperatura entre os 16ºC e 18ºC.
Engarrafamento: Outubro 2011
Produção: 2.470 Garrafas 0,75L + 300 Garrafas 1,5L + 24 Garrafas 3L
Análise:
Teor de Álcool: 14,5%
Acidez Total: 5.8 g/l em ácido tartárico
PH: 3.57
Partilhar |
Vinhos |