Designação: DOC Alentejo
Castas: Arinto e Alvarinho
Solos: Argilo-calcários
Enologia: Óscar Gato
Elaboração: Com uvas seleccionadas e provenientes de vinhas com maturação favorável à produção de vinho espumante, em destaque o equilíbrio entre teor de açúcar mais baixo e acidez mais elevada, elaborou-se este vinho espumante Montes Claros. A vindima executou-se manualmente e na parte da manhã para que a temperatura da uva à entrada na adega seja óptima. As uvas foram transportadas em pequenas quantidades. Após o esmagamento e desengace total das uvas, procedeu-se à prensagem, decantação pelo sistema de frio durante 24 horas e fermentação alcoólica a temperatura controlada.
Estágio: Após obtenção do vinho base para espumante, o vinho é engarrafado e fica em cave. Na garrafa acontece a segunda fermentação do vinho - Método Clássico. Finda a segunda fermentação e estágio, faz-se a operação de ‘degorgement’ para retirar as leveduras, ao qual se segue o atesto do vinho, colocação do ‘musselet’ e rolha definitiva.
Teor Alcoólico: 12% vol.
pH: 3,20
Acidez Total: 6,20 g/l
SO2 Total: < 140 mg/l
Cor: Aspecto cristalino, cor citrina de nuance amarelada e bolha fina.
Aroma: Aroma elegante a frutos tropicais e ligeiro amendoado.
Paladar: De sabor jovem, com frescura, frutos citrinos a persistir. Vinho com equilíbrio gustativo pela harmonia entre acidez e álcool.
Como servir: Temperatura de 6-8ºC.
Gastronomia: Aperitivo.
Consumo: Pode ser consumido de imediato ou poderá deixá-lo estagiar até 2 anos.
Partilhar |
Vinhos |