Classificação: Vinho Regional Alentejano
Certificação: Vinho Biológico
Entidade Certificadora: Sativa – PT-BIO-03
Filosofia: Na vindima de 2015 seleccionámos um pequeno lote de uvas tintas. Procurámos nestas uvas a sua essência e, literalmente, despimo-las para a revelar. Levamos até si este vinho branco (?) de uvas tintas (!) para que descubra a dicotomia preto/branco que se esconde nesta garrafa. Da vontade e da entrega dos seus criadores nasce este vinho branco biológico que se afirma, de modo singular, Naturalmente, Alentejo.
Castas: Aragonês (70%) e Alfrocheiro (30%)
Área: 4 ha
Solos: Xistosos
Vindima: Na vinha escolhemos quais os talhões e castas para fazer este branco de uvas tintas. Escolheu-se um pequeno talhão de Aragonês que se localiza na parcela “Vinha da Eira”, junto à velha eira. O Alfrocheiro, foi colhido nas primeiras linhas da parcela “Vinha Velha”, junto à ribeira. A vindima manual para caixas de 12 kg, decorreu, em 5 de Setembro, apenas durante a manhã.
Vinificação: As uvas foram transportadas imediatamente para a adega onde foram desengaçadas e vertidas directamente para a prensa hidráulica vertical. Não houve qualquer prensagem e apenas o mosto que escorreu foi a fermentar em cubas inox à temperatura de 16ºC.
Enologia: Fernanda Rodrigues, Jorge Cardoso e Vinivista (Joachim Roque e Pedro Mendes)
Aroma: Aromas vivos, notas de ervas aromáticas onde sobressaem os chás, mentas e tomilhos.
Paladar: Na boca tem fruta como a pêra e alperce, complexo. Com um final longo e persistente. Um vinho desafiador em todos os aspectos. Surpreendente.
Temperatura de consumo: 10 - 12 ºC
Álcool: 13,7%
pH: 5,0
Acidez Total: 3,39
Engarrafamento: Janeiro de 2016
Rolha: Cortiça 100% natural
Partilhar |
Vinhos |