Vinhos > PRIMEIRO NOME Branco 2020
PRIMEIRO NOME Branco 2020
O primeiro nome é aquele que nos define sem rodeios. Sem justificações. É pelo primeiro nome que tratamos aqueles que temos mais próximos. Sem formalidades. Este não é mais um Louro; é o Miguel quem faz este vinho.
TERROIR
Vinhas plantadas em solos xistosos, viradas a oeste, perto da cidade de Estremoz, no Alentejo. O clima mediterrâneo continental tem como característica principal a amplitude térmica que varia entre dias quentes e noites frias no período de maturação das uvas.
NOTAS DE PROVA
Cor: Cor amarelo limão;
Nariz: Vinho seco onde se destacam notas vegetais, maçã verde com um ligeiro toque floral. Sem ser exuberante, mostra alguma tosta a dar complexidade e seriedade;
Boca: Corpo médio com textura sedosa e acidez crocante e final persistente.
VINIFICAÇÃO
Vindima manual a meados de Agosto, maceração pelicular a frio durante 24 horas, fermentação em carvalho francês com estágio de 9 meses sobre borras finas. Uso de leveduras indígenas.
GASTRONOMIA
Perfeito para acompanhamento de pratos tão distintos como mariscos, carnes brancas e queijos de pasta mole. Combinação perfeita - sushi.
CASTAS
Arinto, Alvarinho e Rabigato
ANÁLISE QUÍMICA
Álcool: 12,7%
pH: 3,14
Acidez Total: 7,2 g/L
PRODUTOR
Miguel Barroso Viegas Louro
PRODUÇÃO
2500 Garrafas (0,75L)
50 Garrafas (1,5L)
IMPRENSA
REVISTA DE VINHOS
Janeiro, 2021
17,5 PONTOS | Altamente Recomendado
Elegante e sofisticado, frescura frutada, sugestões de ervas aromáticas, algum vegetal e subtil entorno fumado. Profundo e sóbrio. Na boca impressiona pela simbiose de suculência e nervo. Relativamente leve, mas bem estruturado. Final de qualidade, com harmonia, precisão e previsão de segura evolução.
GRANDES ESCOLHAS VINHOS
Abril, 2020
17,5 PONTOS
“Mostra-se muito atrativo de aroma, centrado nas notas citrinas de laranja e limão, um leve floral silvestre, maçã perfumada, um toque de fumo. Revela um perfil bastante leve na boca, com acidez crocante a conferir muita frescura ao conjunto. No final, perduram as notas citrinas. Um branco alentejano moderno e francamente apelativo.”
ROBERT PARKER WINE ADVOCATE
2022
PRIMEIRO NOME Branco 2019 | 89 PONTOS