Vinhos > PRIMEIRO NOME Tinto 2020
PRIMEIRO NOME Tinto 2020
O primeiro nome é aquele que nos define sem rodeios. Sem justificações. É pelo primeiro nome que tratamos aqueles que temos mais próximos. Sem formalidades. Este não é mais um Louro; é o Miguel quem faz este vinho.
TERROIR
Vinhas plantadas em solos xistosos, viradas a oeste, perto da cidade de Estremoz, no Alentejo. O clima mediterrâneo continental tem como característica principal a amplitude térmica que varia entre dias quentes e noites frias no período de maturação das uvas.
NOTAS DE PROVA
Cor: Vermelho profundo
Nariz: Destacam-se notas de fruta preta, especiarias e um ligeiro vegetal
Boca: Corpo médio com taninos firmes mas polidos, boa frescura e um final persistente.
VINIFICAÇÃO
Vindima manual a meados de Setembro, com fermentação em tanques de inox e estágio em barricas de carvalho francês de terceiro uso durante 16 meses.
GASTRONOMIA
Perfeito para acompanhamento de tábuas de queijos, charcutaria e pratos de carne. A sua elegância torna-o ideal para acompanhamento de pratos de alta cozinha como um magret de pato.
CASTAS
Trincadeira, Aragonez, Touriga Franca e Alicante Bouschet
ANÁLISE QUÍMICA
Álcool: 13,6%
pH: 3,71
Acidez Total: 5,6 g/L
PRODUTOR
Miguel Barroso Viegas Louro
PRODUÇÃO
2500 Garrafas (0,75L)
100 Garrafas (1,5L)
IMPRENSA
REVISTA DE VINHOS
Janeiro, 2021
17 PONTOS | PRIMEIRO NOME Tinto 2017
Fruta vermelha fina (framboesa e cereja vermelha, alguma ameixa) e o complemento de ervas finas frescas. As delicadas e refinadas especiarias conjugam uma complexidade que evolui bem no copo. Na boca não esconde o corpo, mas evolui sob égide da elegância, através dos taninos polidos, mas secos, vigorosos, tudo animado pela acidez, com final de extensão e crescente riqueza.
GRANDES ESCOLHAS VINHOS
Abril, 2020
17,5 PONTOS | PRIMEIRO NOME Tinto 2017
“O vegetal seco da Trincadeira mostra-se em evidência no aroma, com notas de mato, musgo, esteva, um toque de especiaria, conferindo carácter ao vinho. Fumados muito ligeiros amparam depois a fruta, mas sempre num registo austero e contido, com taninos firmes e uma acidez vibrante. Muito seco, sério, sisudo mesmo, um Alentejano com raça e que tem tudo para crescer na cave.”
ROBERT PARKER WINE ADVOCATE
2022
PRIMEIRO NOME Tinto 2018 | 89 PONTOS