Denominação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês
Enólogo: Hugo Carvalho
Tipo de Solo: Argilo-xistosos
Primeira Colheita: 1979
História: A Quinta do Carmo está localizada na região do Alentejo, a poucos quilómetros da cidade de Estremoz. É uma propriedade tipicamente alentejana, com uma área total de 1.000ha, onde estão incluídos 100ha de oliveiras, cereais, plantações de sobreiros e florestas. Após uma longa jointventure com o prestigiado grupo Lafite Rothschild, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu, em 2008, a totalidade da Quinta, que passou a ser o centro de vinificação e produção de todos os vinhos do Alentejo do grupo Bacalhôa. A adega, de linhas modernas e atraentes, foi submetida a uma renovação considerável em termos tecnológicos e de técnica de produção de vinhos.
Perfil: As vinhas que dão origem ao vinho Quinta do Carmo estão instaladas num vale junto ao sopé da Serra D´Ossa em terrenos argilo-xistosos. Este é o terroir ideal que permite às uvas maturações muito lentas originando assim vinhos muito elegantes e concentrados. A vindima decorre durante o mês de Setembro, sendo o Aragonez e a Trincadeira vindimados na 2ª semana e o Alicante Bouschet e o Cabernet Sauvignon vindimados no final do Mês.
Vinificação: Cada casta é vinificada separadamente e é utilizada uma vinificação tradicional com fermentações em depósitos de inox e em lagares com temperatura controlada. No final da Fermentação segue-se uma maceração prolongada (7 a 15 dias). Os vinhos estagiam em barricas de carvalho francês durante 12 meses. No final do estágio é feito o lote final do vinho.
Álcool (%vol.): 14,5
PH: 3.67
Açúcar Residual: 3.2
Acidez Total (g/I AT): 5.3
SO2 Total (mg/I): 130
Temperatura de Serviço: 16-18ºC
Cor: O vinho Quinta do Carmo tinto apresenta uma cor rubi densa e profunda.
Aroma: Aromas complexos de frutos maduros, compotas e com algumas nuances de baunilha.
Paladar: Na boca é um vinho muito equilibrado e elegante que apresenta uma boa estrutura, concentrado e com taninos suaves.
Gastronomia: Experimente o Quinta do Carmo tinto com pratos de carne elaborados. Combine este grande vinho do Alentejo com pratos ricos como os da gastronomia Alentejana.
Partilhar |
Vinhos |