Classificação: Vinho Regional Alentejano
Região: Alentejo, Portugal
Castas: 25% Syrah, 25% Touriga Nacional, 25% Alicante Bouschet e 25% Aragonez.
Tipo de solos: Predominantemente xistoso com manchas de granito.
Idade da vinha: 10 anos
Produção de vinho: 16,773 garrafas
Vinificação: 100% vindima manual durante 3 semanas, durante Setembro e selecção manual novamente na adega; fermentação em cubas de aço inox com controlo de temperatura.
Envelhecimento: 50% da mistura envelhecida durante 9 meses numa combinação de barricas usadas de carvalho Francês e Americano.
Engarrafamento: Agosto de 2011
Teor de álcool: 14.4%
Acidez total: 5.0 g/l
Acidez volátil: 0.56 g/l
Açúcar residual: 2.6 g/l
pH: 3.58
Enxofre livre: 44 mg/l
Cor: Tinto escuro profundo e intenso.
Aroma: Aromas de fruta de baga escura e de ameixa.
Paladar: Paladar saboroso, rico e aveludado, com boa profundidade de fruta madura. Liso, macio e bem equilibrado com um final longo.
Longevidade: A beber-se bem agora, mas vai melhorar na garrafa durante os próximos 2-3 anos.
A Herdade da Tapada do Falcão é uma pequena propriedade de 55 Hectares situada na região vinícola de Portalegre no Alto Alentejo, onde as vinhas se situam a 400 - 600 metros de altitude e onde as condições climatéricas se caracterizam por temperaturas levemente mais baixas do que nas planícies, especialmente durante a noite.
Os vinhos de Portalegre produzidos das vinhas localizadas nas encostas da Serra de São Mamede beneficiam de altitudes superiores e de condições climatéricas mais frescas e são considerados como os melhores vinhos do Alentejo e entre os melhores de Portugal.
A propriedade consiste de bosques e pastagens, onde predominam o sobreiro, a azinheira, o eucalipto, a oliveira e o pinheiro manso. Flores indígenas e arbustos florescem no seu estado natural e a paisagem é pontuada por numerosos afloramentos graníticos.
A vinha de 6.2 hectares foi plantada no início do ano 2000 com 5 castas diferentes de uvas e obteve a classificação D.O.C.em 2011.
Partilhar |
Vinhos |