PT
EN

Tapada de Coelheiros Vinha do Alto Branco 2018

Informação Técnica

Classificação: DOC Alentejo
Tipo: Branco
Ano: 2018
Álcool: 13%
Castas: 100% Arinto
Potencial de Envelhecimento: 10 anos
SO2 Total: 85mg/L
Acidez Total: 6.4gr/L
pH: 3.10
Açúcares Totais: 1.0gr/L
Produção: 1.416 Garrafas de 750ml
 

Descrição da Vinha

A Vinha do Alto situa-se no centro da Tapada de Coelheiros, numa ligeira encosta, e está envolvida entre um pomar de nogueiras, um prado e um bosque de pinheiros mansos que inspira o rótulo deste vinho. Os solos tem origem granítica, são profundos e ricos em argila, e por isso aqui se encontra a maior mancha de castas brancas, em particular da casta Arinto, que dá origem a este vinho. O teor de matéria orgânica é medio (1.5%), nos últimos anos houve um grande trabalho de melhorar as coberturas de solo semeando leguminosas nas entre-linhas para promover a fixação natural de azoto, a promoção do ciclo natural deste elemento. A condução é Guyot bilateral, promove uma boa fertilidade nesta casta, otimizando o rácio pelicula, polpa, originando vinhos com bastante definição aromática, e verticalidade em boca. Em agricultura biológica desde 2019.
 

Ano Climático

2017-2018 foi instável, evidenciando-se o inverno seco e a primavera húmida e fria. Em termos de precipitação foi chuvoso totalizando 804 mm, contudo a distribuição da precipitação foi anormal e colocou bastante pressão nas doenças de origem fúngica. Entre o dia 2 e 6 de Agosto, ocorreu uma onda de calor com as temperaturas máximas a atingirem os 44 °C provocando escaldão com perdas bastante significativas. A vindima decorreu com temperaturas amenas e quase sem registo de precipitação.
 

Vinificação e Estágio

As uvas foram cuidadosamente colhidas à mão e prensadas com cacho inteiro, com o objetivo de minimizar a formação de sólidos. Seguiu-se a decantação estática que durou 24 horas. Concluído este período, o mosto foi então transferido para barricas de carvalho francês usadas de 500 litros, onde ocorreu a fermentação e maturação ao longo de 12 meses. Posteriormente, o vinho foi deixado a envelhecer em garrafa por mais quatro anos, procurando realçar as qualidades distintas da casta Arinto, ideal para vinhos brancos de guarda.
 

Notas de Prova

Cor amarelo palha e toques dourados. Aromaticamente, apresenta uma complexidade envolvente, dominada pelos citrinos maduros como lima e toranja, complementadas por nuances de pêssego e uma ligeira nota de pólvora. No paladar, destaca-se pela sua vibração, impulsionada pela acidez característica do Arinto. Possui uma textura sedosa e um corpo elegante, harmonizando a acidez com a fruta de forma equilibrada.
 

Download da Ficha Técnica

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2024