Informação Técnica
Classificação: Vinho Regional Alentejano
Tipo: Branco
Ano: 2022
Álcool: 13%
Castas: 50% Arinto e 50% Roupeiro
Potencial de Envelhecimento: 5 - 10 anos
SO2 Total: 77mg/L
Acidez Total: 5.30 gr/L
pH: 3.21
Açúcares Totais: 2.2gr/L
Produção: 3.650 Garrafas e 200 Magnum
Descrição da Vinha
A Vinha da Sobreira, uma encosta entre as cotas de 280 e 290 m, foi plantada em 2001 com as castas Arinto e Roupeiro, proveniente de seleção massal. Esta vinha de sequeiro, beneficia de uma exposição noroeste, junto à ribeira de Arraiolos e da proximidade a uma pequena mata de sobreiros que promove biodiversidade. O solo, predominantemente argilo-arenoso, tem alguns elementos grosseiro de quartzo e granito, com um teor de matéria orgânica de baixo. A condução da vinha é feita por cordão bilateral. Em agricultura biológica desde 2017, evoluindo para biodinâmica em 2020, reflectindo o compromisso com a sustentabilidade e a promoção da regeneração do solo.
Ano Climático
A colheita de 2021-2022 em Coelheiros, com uma precipitação de somente 429mm, foi caracterizada por um inverno seco e um verão particularmente quente. No caso das castas Arinto e Roupeiro, o calor intenso não comprometeu a qualidade das uvas, graças à sua capacidade de manter a acidez e frescura. As chuvas precoces que surgiram em setembro não tiveram impacto na qualidade do vinho, uma vez que a colheita já havia sido realizada. Os vinhos brancos evidenciam aromas bem definidos de citrinos e notas florais. Em boca, são expressivos e frescos, com uma acidez marcante que confere uma sofisticação e complexidade distintas.
Vinificação
As uvas foram colhidas à mão e cuidadosamente acondicionadas em caixas de 25 kg, sendo imediatamente transportadas para a adega. Aí, permaneceram em uma câmara fria a uma temperatura controlada por 24 horas. Posteriormente, procedeu-se à seleção criteriosa das uvas, à prensagem pneumática e à decantação natural. A fermentação alcoólica foi iniciada em tanques de aço inoxidável. Após o início da fermentação, o mosto foi então transferido para um Foudre de carvalho austríaco com capacidade de 20 hectolitros. Concluída a fermentação alcoólica, o vinho repousou sobre as borras finas no mesmo Foudre durante um período de 12 meses, permitindo uma evolução harmoniosa e delicada.
Estágio
12 meses em Foudre Carvalho Austríaco de 20hL e 6 meses em garrafa.
Notas de Prova
Notas cítricas expressivas, com foco na toranja, e nota muito fina de madeira. Na boca mantém o perfil cítrico, com untuosidade, corpo e vigor.