PT
EN

Tapada de Coelheiros Garrafeira Tinto 2015

Informação Técnica

Classificação: Vinho Regional Alentejano
Tipo: Tinto
Ano: 2015
Álcool: 14.5%
Castas: Aragonez e Cabernet Sauvignon
Potencial de Envelhecimento: 10 - 15 anos
SO2 Total: 33mg/L
Acidez Total: 6gr/L
pH: 3.56
Açúcares Totais: 1.7gr/L
Produção: 2.314 Garrafas, 205 Magnum, 95 Double-Magnum e 50 5L
 

Descrição da Vinha

A Vinha Leonilde foi plantada em 1981 e é composta pelos talhões T02 e T03, respetivamente com as castas Cabernet Sauvignon e Aragonez, sendo historicamente a base para o Tapada de Coelheiros Garrafeira. O solo é predominantemente argilo-arenoso, variando de maior teor de argila nas zonas mais elevadas da encosta a mais arenoso nas áreas mais baixas, com exposição Sudoeste. Esta característica imprime algum stress hídrico, especialmente nas partes mais altas da encosta, o que é crucial para promover a concentração fenólica, contribuindo assim para a produção de vinhos de maior complexidade e expressão varietal. Em 2016-2017, deu-se início a um processo de replantação de falhas, utilizando porta-enxertos que posteriormente foram enxertados com o mesmo material genético original da vinha. Simultaneamente, adotou-se uma abordagem de agricultura regenerativa, focada em restabelecer a microbiologia do solo e recuperar organicamente a sua fertilidade. Este processo incluiu sementeiras de gramíneas e leguminosas, a não mobilização do solo e pastoreio controlado, estabelecendo um banco de sementes para regenerar o solo e aumentar a sua capacidade produtiva e resiliência às alterações climáticas.
 

Ano Climático

O ano vitícola 2014–2015 foi assinalado por um inverno seco e por uma primavera  e verão com temperaturas acima da média que anteciparam a colheita. A precipitação total foi de 397mm, e o mês  mais chuvoso foi novembro. Apesar das  temperaturas elevadas durante julho, agosto e setembro tiveram temperaturas amenas permitindo uma boa maturação das uvas.
 

Vinificação

As uvas foram colhidas manualmente e transportadas para a adega onde foram desengaçadas. A fermentação alcoólica ocorreu em lagar de inox à temperatura de 26–27°C. Depois de finalizada, mantivemos o vinho em maceração pós-fermentativa durante 5 dias. A fermentação maloláctica ocorreu naturalmente em depósito de inox e de seguida foi trasfegado para barrica onde permaneceu 18 meses, seguido de um estágio em garrafa de 5 anos.
 

Estágio

18 meses barrica e 5 anos em garrafa.


Notas de Prova

Cor intensa. Aroma mostra enorme profundidade e complexidade, com muita pimenta e noz moscada, bagas maceradas e musgo. Na boca sobressaem taninos vigorosos, mas domados pelo tempo e pela sólida estrutura. Rico e fino, com muita frescura no final interminável.
 

Download da Ficha Técnica

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2025