Informação Técnica
Classificação: DOC Alentejo
Tipo: Tinto
Ano: 2020
Álcool: 14%
Castas: 100% Syrah
Potencial de Envelhecimento: 10 - 15 anos
SO2 Total: 85mg/L
Acidez Total: 6.4gr/L
pH: 3.10
Açúcares Totais: 1.0gr/L
Produção: 2.244 Garrafas de 750ml
Descrição da Vinha
A Vinha da Sobreira, uma encosta entre as cotas de 280 e 290 m, foi plantada em 2001 com a casta Syrah, proveniente de seleção massal. Esta vinha de sequeiro, beneficia de uma exposição noroeste e da proximidade a uma pequena mata de sobreiros que promove biodiversidade. O solo, predominantemente argilo-arenoso, tem alguns elementos grosseiro de quartzo e granito, com um teor de matéria orgânica de baixo. A condução da vinha é feita por cordão bilateral. Em agricultura biológica desde 2017, evoluindo para biodinâmica em 2020, reflectindo o compromisso com a sustentabilidade e a promoção da regeneração do solo.
Ano Climático
Após um inverno particularmente chuvoso que contribuiu para a reposição das reservas hídricas no solo, a primavera surgiu de forma amena. No entanto, maio revelou-se quente e chuvoso, acelerando o ciclo da videira e provocando algumas perturbações na fase de floração, além de aumentar a pressão de doenças fúngicas, o que impactou significativamente a quantidade de uva. O verão manteve-se ameno, com boas amplitudes térmicas, favorecendo um excelente desenvolvimento fenólico, contribuindo para a concentração e preservação da acidez natural das uvas.
Vinificação e Estágio
As uvas foram colhidas à mão em caixas de 25kg e transportadas para a adega, onde passaram por um processo de desengace e esmagamento parcial, antes de serem transferidas para tanques de inox. Realizou-se uma maceração pré-fermentativa a uma temperatura de 10ºC durante cerca de três dias, seguiu-se o aumento gradual da temperatura e o início da fermentação alcoólica pelas leveduras indígenas. A fermentação foi gerida, mantendo a temperatura entre 23 e 25ºC e realizando remontagens diárias conforme necessário. Após a conclusão da fermentação alcoólica, promoveu-se a maceração pós-fermentativa por cerca de 5 dias para estimular o início natural da fermentação malolática, que se completou em inox. Posteriormente, o vinho foi trasfegado para um tonel de 18 hl onde envelheceu durante 18 meses, seguido de um estágio em garrafa também de 18 meses.
Notas de Prova
Cor rubi intensa com reflexos violeta. No nariz sobressaem aroma de fruta negra, como amora e cassis, envolvidos com notas de especiarias. Em boca, o vinho revela-se encorpado e com taninos robustos, porém sedosos, que prometem uma boa evolução com o tempo. A fruta madura é equilibrada por uma acidez fina, que traz elegância ao conjunto. O final é longo, com persistência das notas de especiarias.
Download da Ficha Técnica