Vinhos > Vinha do Souto Tinto
Vinha do Souto Tinto
Ano: 2017
Castas: 52% Alicante Bouschet e 48% Syrah
Estágio: 80% do lote estagiou 11 meses em barricas novas de carvalho francês (65% de 400 l e 35% de 225 l) e 20% em barricas de segundo ano.
Engarrafado: Março de 2019.
Guarda & Consumo: Pronto a consumir, mas com bom potencial de envelhecimento.
Notas de Prova
Belíssimo registo floral com notas de rosas a denotar uma frescura impressionante. Fragrância límpida de vegetação da serra
com um ligeiro fumado, quase impercetível, a refletir a integração irrepreensível da barrica nova. Arrebatador na boca, possante e sedutor, rico e guloso, embora com o fruto muito preciso. Os taninos expressivos, mas bem rendilhados, suportam uma estrutura imponente que sugere grande capacidade de guarda. A sua encantadora frescura e arquitetura de filigrana permitem desde já uma prova prazenteira, especialmente na companhia de pratos de caça.
Vinificação
As uvas são vindimadas para caixas pequenas e rececionadas na adega da propriedade. À triagem manual segue-se o desengace e um esmagamento suave depois do qual as uvas são transferidas para as vasilhas de fermentação. As fermentações são seguidas individualmente e as temperaturas e os movimentos de maceração ajustados de modo a maximizar o potencial das uvas. As uvas oriundas das melhores parcelas da propriedade são vinificadas em cubas de pequena capacidade, trabalhadas manualmente com submersão de manta, com um período de maceração pós-fermentativa, durante o qual se promove a extração de taninos das grainhas — complementares aos taninos das películas — de modo a favorecer a estrutura e acentuar o potencial de envelhecimento.
Enologia
Charles Symington, Pedro Correia e José Daniel Soares, enólogo residente na propriedade.
Análises
Álcool: 14,7% vol.
Acidez volátil: 0,5 g/L (em ác. acético)
Acidez total: 5,2 g/L (em ác. tartárico)
pH: 3,58
Açucares totais (glu+frut): 1,1 g/l
Informação alergénios: Contém sulfitos