Todos os Agentes económicos que pretendem comercializar produtos vitivinícolas com a Denominação de Origem (DOC Alentejo) ou a Indicação Geográfica (Vinho Regional Alentejano) têm que proceder à certificação de produtos vínicos na CVR Alentejana.
Podem fazê-lo nas seguintes categorias de produto: vinho branco, tinto, e rosado ou rosé; vinho licoroso; vinho espumante de qualidade branco, tinto, e rosado ou rosé; aguardente bagaceira; aguardente vínica.
A CVRA como organismo de certificação de produtos vitivinícolas, com direito a Denominação de Origem Alentejo e Indicação Geográfica Alentejano, pela NP EN ISO/IEC 17065:2014 adoptou o esquema de Certificação 4 excepto a alínea c do ponto VI (Adaptado NP EN ISO/IEC 17067:2014) Download aqui.
A certificação dos produtos com direito a DO Alentejo e IG Alentejano implica o cumprimento dos seguintes requisitos:
- Criação das contas-correntes;
- Aprovação de cadastro de vinhas (áreas e castas);
- Validação e aprovação da quantidade de uvas colhidas e volumes produzidos;
- Aprovação do lote pelo laboratório de análise físico-química;
- Aprovação do lote pelo laboratório de análise sensorial.
A figura abaixo representa uma súmula das diferentes fases que vão desde a parcela de vinha até à comercialização do produto:
Das 12 etapas acima identificadas 9 são efectuadas pela CVRA, sendo que as restantes são da responsabilidade do agente económico. Assim facilmente se constata que a CVRA desempenha um papel de acompanhamento e controlo ao longo de todo o processo.
É verificada a informação sobre a parcela de vinha, desde as casta que a constituem, a área que cada uma delas ocupa, os solos onde estão implantadas, etc. Todas as parcelas de vinha são sujeitas a georreferenciação, para se verificar a sua localização. Com esta verificação técnica, in loco é elaborado um registo informático.
Após a vindima, quando o vinho se encontra já finalizado o produtor constitui os lotes. A decisão sobre qual o lote que originará cada uma das marcas comerciais é do produtor.
Cada um dos lotes, antes de poder ser comercializado, é objecto de uma avaliação físico-química e de uma avaliação sensorial pela CVRA.
Os métodos de análises físico-químicas e sensoriais efectuados, no Laboratório de Análises Físico-Químicas e Sensorial da CVR Alentejana, são acreditados, segundo a NP EN ISO/IEC 17025 pelo Instituto Português de Acreditação,
Os parâmetros analíticos efectuados que comprovam as características físico-químicas dos vinhos, são:
Os parâmetros avaliados na análise sensorial que comprovam as características dos vinhos, são:
Para assegurar a boa informação ao consumidor e o cumprimento da legislação nacional e comunitária a rotulagem é previamente aprovada pela CVR Alentejana.
Os vinhos só podem ser introduzidos no mercado após aprovação nos vários processos e na rotulagem. A cada garrafa de vinho certificado é atribuído um selo de garantia com um código alfanumérico único e exclusivo, que atesta a origem do vinho e a qualidade produto vendido aos consumidores em Portugal e nos mercados de exportação.
Download de lista com Produtos vínicos certificados por produtor.
Partilhar |